Às vezes nos acostumamos tanto com uma peça de mobiliário que nem percebemos o quanto sua origem pode ser interessante. É o que acontece com as cristaleiras, que além de pertencerem à nossa memória afetiva também possuem um papel importante na história da decoração. Bem, o nome já deixa claro que elas foram criadas com o intuito de armazenar itens delicados, mas você sabe quem foi a responsável por essa ideia?
Acredita-se que a invenção da cristaleira seja mérito da rainha Maria II da Inglaterra, que no final do século XVII teria encomendado um móvel elegante para expor uma vasta coleção de porcelanas trazidas da Holanda, seu país natal. Os artesãos holandeses que a acompanhavam desenvolveram então o primeiro louceiro da história. Em pouco tempo a novidade se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil junto com a corte portuguesa, representando riqueza e poder.
Desde cedo associadas ao luxo, essas peças unem beleza e função. Além de organizar e dispor os utensílios da sala de jantar, elas ainda protegem objetos de valor, como taças de cristal e louças importadas.
É na cristaleira que devem estar expostos os acessórios mais importantes da sala de jantar: taças trabalhadas, porcelanas com estampas feitas à mão, artigos de prata, entre outros.
http://blog.luxe4home.com.br