A História dos Chapéus

  • 16:16
  • 22 setembro 2019


  • A palavra CHAPÉU vem do latim "capucho", significando peça para cobrir a cabeça. Os primeiros modelos datam o ano de 2.000 a.C e eram utilizados pelos gregos em viagens como forma de se protegerem do sol.
    No entanto, foi após o Renascimento que os chapéus começaram a ter formatos variados e passaram a ser relevantes na sociedade. Eram símbolos de distinção social e foram muito utilizados em ocasiões formais. Nas décadas de 20, 30, 40, 50, 60 novos modelos foram surgindo e na década de 80 estes modelos foram retomados.
    Hoje os chapéus voltaram a ser utilizados, desta vez, por todos aqueles que buscam estilo e charme, sem distinção social! O chapéu adquiriu um tom conceitual no visual e desde então tem sido muito utilizado no mundo da Moda!

    MODELOS DE CHAPÉUS


    BOINA
    Para as mulheres: a boina é um modelo que cai muito bem em looks de outono e inverno. É um modelo para quem busca um charme a mais junto aos casacos, vestidos ou qualquer outra peça de inverno! Use e abuse de lenços, cachecóis e meia-calça para montar seu look! A boina deixa qualquer uma com aquele ar europeu e com muita elegância.

    Para homens: O uso da boina cria um ar alternativo e  acompanha muito bem casacos de inverno, jaquetas ou coletes.

    As boinas  costumam possuir um tecido bastante flexível e se ajustam facilmente ao formato da cabeça do usuário. As cores mais escuras como preto, marrom ou cinza são bastante clássicas, combinam com as estações mais frias e são fáceis de combinar com as roupas do dia-a-dia.

    CARTOLA
    Para homens: A cartola foi um dos acessórios mais utilizados no século XIX. Fazia parte do traje formal masculino, junto ao fraque ao à casaca. Foi muito usada pelas classes mais altas da sociedade, principalmente, na Inglaterra e Estados Unidos. Hoje este modelo possui uma conotação mais cenográfica ou  é utilizada para visuais mais excêntricos entre modelos e atores.

    Para mulheres: É um chapéu  com um ar masculino, mas há muitas  mulheres com ousadia que o utilizam, com muita elegância. Pode ser usada com roupas em estilo masculino, com calças e camisas ou suspensórios, deixando seu rosto tomar conta de toda feminilidade!

    A cartola deve ser usada inclinada tocando a sobrancelha. As alturas das cartolas variam de 15 a 17cm. Os modelos com altura maior e o feltro mais rígido são mais clássicos, já aqueles que são mais flexíveis e mais baixos possuem um certo ar informal.

    As cartolas possuem uma copa redonda e alongada, em formato cilíndrico, a aba é ligeiramente curvada.

    CHAPÉU CLOCHÊ
    Este modelo de chapéu é, essencialmente, feminino e se excede em feminilidade! Repleto de charme, ele é a cara dos anos 20 e permanece atual, combinando com looks mais retrôs. Nos anos 20 e 30, este modelo era associado à emancipação da mulher no mundo. A palavra "clochê" vem do francês "sino", por seu formato característico e local em que surgiu.

    Este modelo fica bem em looks de outono/inverno ou uso noturno, por combinar com tecidos menos leves. Os clochês são perfeitos para compor um visual no frio, eles combinam com estampas alternativas ou românticas: poás, florais, xadrez, animal print ou tecidos lisos em cores mais sóbrias. Podem possuir adornos em laço, flores ou cintinhos com fivela. As cores em alta são preto, cinza, marrom, roxo e vermelho, que combinam muito bem com looks noturnos ou para os dias mais frios. Aposte também em botas, casacos, sobretudos, meias-calças, cachecóis, lenços, vestidos acinturados e fique ainda mais charmosa com este chapéu!

    O clochê possui uma copa curvada e alongada de forma que se ajusta à cabeça de quem a utiliza. Há modelos mais maleáveis como o Clochê Paris e outros em feltro mais rígido, que são mais comuns. As abas são curvas e podem ser utilizadas para baixo e para cima.

    CHAPÉU COCO
    O chapéu coco, no final do século XIX, era muito utilizado na Inglaterra, para ocasiões formais em substituição da cartola. Foi muito popular entre os anos 50 e 60.

    Este modelo se imortalizou na figura do ator Charles Chaplin, que o usava para interpretar o personagem "Carlitos". Também ficou famoso com seu uso feito pelos "The Beatles". O modelo mais semelhante ao original é o modelo inglês, que possui a copa e abas mais achatadas. No entanto, atualmente, é possível encontrar diversos modelos para todos os gostos e bolsos: desde os mais simples revestidos em feltro, perfeitos para festas à fantasia até aqueles baseados no modelo inglês que são muito usados por um público mais exigente.

    Para homens: é um chapéu muito utilizado em looks mais alternativos e contemporâneos: combina muito bem com camisas xadrez ou looks mais clássicos com coletes, suspensórios ou ternos. O preto cai bem tanto em ocasiões mais formais como as informais, já as versões coloridas são mais descoladas e cabem bem para looks mais despojados do dia-a-dia.

    Para mulheres: assim como a cartola, a origem deste chapéu esteve muito vinculada ao uso masculino. Este caráter masculino, no entanto, é encarado por algumas como uma forma de estilo. Este chapéu cai muito bem para quebrar um pouco o ar romântico de um look feminino ou para reforçar uma personalidade forte em seu visual. Experimente usá-lo de diversas formas: acompanhado com vestidos ou de calça jeans e shorts e terá efeitos muito distintos. Ouse e fique linda com seu chapéu coco!

    O chapéu coco possui a copa redonda e achatada, com aba curta e curvada.

    CHAPÉU COWBOY
    O chapéu cowboy teve sua origem com a chegada dos ingleses nos Estados Unidos. Aos poucos, o estilo rústico foi incorporado ao dia-a-dia das pessoas do campo. No Brasil, o traje sertanejo sempre existiu no meio rural. Atualmente, este estilo foi incorporado também ao meio urbano, junto ao jeans e a importância que a música sertaneja tomou no país. Tem sido muito utilizado nas grandes festas de rodeio  e ainda para eventos associados ao campo.

    Para homens e mulheres: combine com calça jeans, bota e camisa xadrez, caso queira um visual para festas de rodeio. Para um evento no campo, prefira algo mais neutro: camisas lisas em cores claras e o jeans básico são ótimas opções!

    Este modelo possui uma copa alta, ligeiramente alongada e abas, geralmente, viradas para cima nas laterais. Normalmente, é feito em feltro ou couro (sintético ou original).


    CHAPÉU FEDORA
    O chapéu Fedora, também chamado de Borsalino e trilby, é um modelo que ficou mais conhecido a partir dos anos 40 com seu uso por estrelas do cinema de Hollywood. Ficou marcado na figura de mafiosos e gângsters do cinema americano e logo se tornou popular.  A opção em aba curta (trilby) tem sido um clássico que tem superado gerações e os modelos de aba longa se tornaram os preferidos das fashionistas, atores  e músicos nos dias atuais.

    Para mulheres: este chapéu costuma ficar bem com diversos tipos de roupa: desde um look de inverno com vestido, sobretudos e casacos até visuais de verão com shorts, roupas leves e básicas. Escolha o seu e abuse de sua criatividade para compor seu look, este chapéu é perfeito para todas as estações e muitas ocasiões!

    Para homens: este modelo tem sido muito usado por homens e jovens que querem um acessório de estilo e personalidade. Deixa qualquer look mais charmoso e por ser básico, pode ser utilizado em diversos momentos! Os modelos de aba reta como o Fedora Gângster e os Fedoras Aba Longa são os favoritos dos mais jovens e têm se tornado uma febre entre artistas, skatistas e músicos.

    Possui um formato alongado e a copa, em seu topo forma um C (há um rebaixo na parte central). As abas podem ser retas ou mais curvadas, dependendo do modelo. 


    CHAPÉU FLOOPY
    Este modelo surgiu na década de 60 e ficou conhecido na década de 70 na figura de Brigitte Bardot. Atualmente, seu uso foi retomado e tem sido visto em looks boho. Tornou-se um clássico em festivais de arte e música.

    Para mulheres: escolha um look casual, estiloso para usá-lo. Combiná-lo com macações, vestidos longos são ótimas escolhas. Mas não hesite em ousar: é visto a beira-mar ou em eventos sofisticados. É um modelo que pode ser usado no verão e no inverno e por ser despojado convida a cores diversificadas.

    Para homens: enquanto a cartola e o coco são as mulheres que ousam, no chapéu Floppy a atitude é contrária: os homens de personalidade o usam para compor seu visual e se enchem de elegância. Combine-o com sobretudos e casacos, prefirindo cores mais neutras e deixe seu look despojado com muito estilo!

    Este modelo possui aba maleável, que permite que seja moldada com as mãos, conforme sua preferência. Molde seu chapéu à sua forma!

    CHAPÉU PANAMÁ
    Este modelo é o símbolo do Caribe e ficou conhecido internacionamente quando o presidente Theodore Roosevelt usou-o em sua visita ao canal do Panamá. Produzido, artesanalmente, é confeccionado no Equador com palha toquilla, na cidade de Montecristi.

    Para mulheres e homens: este modelo é muito usado pelos brasileiros, pela versatilidade de seu uso mesmo nos dias mais quentes, não esquenta e protege muito bem o rosto. É perfeito para o uso em praia ou urbano, combinando bem com bermudas, shorts, calças, vestidos leves, vestidos longos, biquinis, maiôs e até mesmo blazers em dias mais frios. Atualmente, há opções deste modelo na versão original, mas também em palha sintética, ficando a critério do cliente a escolha da qualidade do produto e preço.

    Este modelo possui uma depressão nas laterais e a copa alongada. É flexível e veste confortavelmente na cabeça. A aba pode ser curta ou longa.

    CHAPÉU PORK PIE
    Este modelo ficou famoso. nos anos 40 na figura de músicos do jazz. Atualmente, seu uso foi retomado com a fama do protagonista da série Breaking Bad, que usava um Chapéu Pork Pie Clássico Preto. É muito utilizado entre artistas, skatistas e músicos.

    Para mulheres: este chapéu possui um ar masculino, mas fica muito bem em mulheres com estilo e personalidade. Pode ser usado em um look de inverno ou verão com vestidos, calças, shorts, jaquetas, casacos. Vista-se e se divirta!

    Para homens: pode ser usado em looks de inverno acompanhado de casacos, jaquetas ou looks de verão com bermudas, camisetas e roupas mais esportivas. Não hesite em combiná-lo!
    Este modelo possui o formato redondo na parte superior e as abas curtas, ligeiramente curvadas.


    https://www.chapelariavintage.com.br/chapeus/

    Veja Também:

    Comentário(s)
    0 Comentário(s)

    Tecnologia do Blogger.