Título: Luzes da Cidade
Título Original: City Lights
Ano: 1931
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Gênero: Comédia/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos
Sinopse:
Carlitos vagabundeia pela cidade sempre se metendo em confusões, em suas andanças acaba impedindo um homem rico de cometer suicídio. O homem se torna muito amigo do vagabundo, porém só se lembra disso quando está bebado. Paralelamente Carlitos se apaixona por uma jovem florista cega que acredita que ele é quem é rico.
Curiosidades:
O filme, além de bem recebido pela crítica e pelo público, também foi aclamado por diretores famosos, como Stanley Kubrick, Federico Fellini, Woody Allen e também Orson Welles, que o tinha como favorito.
Foi lançado na época em que o cinema mudo encontrava-se em declínio, porém como Chaplin operava como seu próprio produtor e distribuidor (sendo um dos proprietários da United Artists), ele foi capaz de conceber City Lights como um filme mudo. No entanto, tecnicamente, o filme não era totalmente mudo. Embora o diálogo seja apresentado em letreiros, a trilha sonora do filme possuia música sincronizada, efeitos sonoros e no começo do filme alguns sons que zombavam padrões de fala.
É Considerado pelo American Film Institute (AFI) como o 11° melhor filme americano de todos os tempos. Pelabritânica Sight & Sound é colocado como o 50° melhor filme em escala mundial.
Elenco:
Charles Chaplin - Vagabundo
Hank Mann - O 'Prizefighter'
Al Ernest Garcia - Mordomo do Milionário
Virginia Cherrill - Garota Cega
Florence Lee - Avó da Garota Cega
Harry Myers - Milionário Excê
https://cinemalivre.net