Lavadora de Roupas

  • 15:53
  • 13 setembro 2016

  • Desde quando as pessoas começaram a cobrir seus corpos com roupas, elas têm buscado uma maneira de lavá-las. 

    Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficiente, a partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1752 na Gentlemen’s Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.

    Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano Alva J. Fisher, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.William Blackstone, em 1874, aperfeiçoou a máquina de lavar (como um presente de aniversário para ela), construindo uma tina com uma manivela para girar os mecanismos internos. Esse aparelho apanhava as roupas e as movia dentro da água, fazendo com que a sujeira se desprendesse durante a movimentação.

    Essa foi uma revolução fabulosa, apesar de não poder ser considerada tão original e extraordinária para um marinheiro.É importante frisar que, até 1907, todos os tipos de máquinas de lavar eram manuais. Somente em 1908 surgiu a primeira máquina de lavar movida a energia elétrica, chamada de “Thor” e que fora apresentada por Alva J. Fisher, um inventor que trabalhava para a Companhia de Máquinas Hurley.
    À medida que a invenção evoluía, também aumentavam os desafios para os cientistas. No início um motor e um mecanismo eram necessários, algo que pudesse melhorar o acionamento da máquina, mas que não exigisse tanta energia que viesse a queimá-la ou superaquecê-la.

    Apesar dos avanços, a máquina de lavar ainda não era comum o suficiente para ser encontrada nas casas. Somente a partir de 1936 é que as pessoas, apesar da Grande Depressão, começaram a adquirir a máquina de lavar. Antes disso, as mulheres, quando possível, iam a uma lavanderia local, onde várias máquinas novas e reluzentes podiam ser encontradas, juntamente com pequenas caixas de detergentes e até mesmo refrigerantes e doces.

    No começo da década de 1950, os fabricantes americanos estavam comercializando máquinas que não apenas lavavam as roupas, mas também as secavam por centrifugação.






















    http://www.eletrodomesticos.blog.br/maquinas-de-lava-roupas-a-historia

    Veja Também:

    Comentário(s)
    0 Comentário(s)

    Tecnologia do Blogger.